Agenda de eventos 2014

tabela

Abertas as inscrições para o Congresso ABIPTI 2014 

C&T Inovação – BR

Qui, 10 de Outubro de 2013 18:28

Escrito por Agência Gestão CT&I

A Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (ABIPTI) definiu como tema para o Congresso ABIPTI 2014 o “Ambiente Inovador no Brasil: Desafios para o Desenvolvimento Socioeconômico”. A escolha tem como meta subsidiar e consolidar a configuração de um cenário mais competitivo com a geração de maior oferta e demanda de pesquisa para o desenvolvimento da tecnologia e inovação no País.

O Congresso ABIPTI 2014 reunirá os principais atores do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI). Eles ministrarão palestras e debaterão os assuntos propostos pelo tema. Além de conferências, o evento também contará com mesas-redondas e com a apresentação de trabalhos.

Para a presidente da ABIPTI, Isa Assef dos Santos, o evento será uma oportunidade de potencializar cooperações ao aproximar os setores científico e produtivo. Ela também ressalta que o congresso servirá para destacar o papel da ABIPTI como única instituição que representa as entidades de pesquisa, desenvolvimento e inovação (EPDIs) do Brasil.

“O nosso papel é atuar com vistas ao fortalecimento do setor científico e tecnológico. Temos a missão de promover o engajamento sistemático dos associados em projetos mobilizadores e estruturantes, conforme preconizado pela política de ciência, tecnologia e inovação do MCTI [Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação]”, afirmou

A 8ª edição Congresso ABIPTI  será realizado entre os dias 6 e 7 de maio, em Brasília (DF). O local do evento está em fase de definição, mas as inscrições  podem ser feitas neste link.

Até 31 de março de 2014, a taxa de inscrição custará R$ 350 para estudantes e associados à ABIPTI e R$ 700 para não associados. A partir do dia 1° de abril de 2014, o investimento será de R$ 440 e R$ 880, respectivamente.

Para mais informações sobre o Congresso ABIPTI acesse o site www.abipti.org.br/congresso2014.

 

 

 

VI SEMINÁRIO DE HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA

Universidade de São Paulo – USP

06 a 09 de maio de 2014

A comissão organizadora do VI Seminário de História e Filosofia da Ciência, com o apoio da Universidade de São realizará, no período de 06 a 09 de maio de 2014, o VI Seminário de História e Filosofia da Ciência. O evento contará com a presença de especialistas na área, que participarão como debatedores em mesas redondas. O VI Seminário de História e Filosofia da Ciência está aberto a todos os professores universitários e alunos de pós-graduação que desejem participar com trabalhos voltados para os seguintes eixos temáticos:

ET I: Matematização da natureza; Mecanicismo; Filosofia da natureza

ET II: História e filosofia das ciências da vida e do orgânico

ET III: Ciência: critérios e valores; Estudos Sociais da Ciência

ET IV: Estudos teórico-metodológicos em HFC

Universidade Federal de Minas Gerais

29 e 30 de maio de 2014 (9:00-12:00 e 14:00-17:00)

Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas – Fafich

Auditório Professor Bicalho, 1º. andar

Belo Horizonte – Minas Gerais

III Colóquio de História e Filosofia da Ciência da UFMG será em homenagem a Alexandre

Koyré. Na ocasião, será lançado o livro Thomas Kuhn e a estrutura das revoluções científicas

[50 anos] referente ao colóquio anterior que foi em homenagem a Thomas Kuhn.

CONFERÊNCIAS

[Koyré e o internalismo]

Prof. Dr. Eduardo Salles de O. Barra – UFPR

[Koyré e o realismo]

Profa. Dra. Patrícia Kauark Leite – UFMG

[Figuras da atualidade e formas do pensamento em Koyré]

Prof. Dr. Marlon Salomon – UFG

[Koyré, internalismo e pragmática da linguagem]

Prof. Dr. Mauro Lúcio Leitão Condé – UFMG

COMUNICAÇÕES

Inscrições para apresentação de comunicações (título, autor, instituição e resumo de até 03 páginas)

de 02 de abril a 02 de maio, pelo e-mail scientia@fafich.ufmg.br. Serão aceitas comunicações

relacionadas a Koyré, História da Ciência, Filosofia da Ciência e áreas afins. Informações por e-mail

ou pelo telefone (31) 3409-3808.

REALIZAÇÃO Scientia: Grupo de Teoria e História da Ciência – UFMG

Programa de Pós-Graduação em História – UFMG

APOIO Diretoria da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas – UFMG

 

A Universidade de Aveiro acolherá, de 12 a 14 de Junho de 2014, a realização do 4º Encontro Nacional de História das Ciências e da Tecnologia.

A história dos encontros nacionais de historiadores da ciência e da tecnologia remonta a Junho de 2009, quando, por promoção do MCTES, se realizou o primeiro, no Centro Cultural de Macau, em Lisboa. Tem sido objectivodestes encontros bienais fomentar e sedimentar ligações entre historiadores das ciências, historiadores da tecnologia e historiadores de outras áreas.

Após o último encontro, que decorreu sob o tema “Ciência, Crise e Mudança”, propõe-se que, em 2014, questões em torno de CONSTRUIR CIÊNCIA, CONSTRUIR O MUNDO constituam o mote para aprofundar o debate, evidenciando o papel de diferentes agentes e meios. A cultura material das ciências, ciência e poder, comunicação e desenvolvimento científico, territórios industriais e museologia industrial, redes e internacionalização da ciência são temas que podem contribuir para uma melhor percepção do papel da ciência na construção do mundo.

Palestrantes convidados:

Victor Navarro-Brotons, Instituto López Piñero, Universitat de València-Estudi General, València
Maria de Fátima Nunes, CEHFCI, Universidade de Évora
Leoncio López-Ocón Cabrera, Instituto de Historia, CSIC, Madrid

Para submeter um resumo, veja AQUI.

 

II Congreso Internacional de la Sociedad Filosófica del Uruguay

 

— ANUNCIO Y LLAMADO A PRESENTAR PONENCIAS – La Sociedad Filosófica del Uruguay convoca a investigadores, docentes y demás actores vinculados a la actividad filosófica, al II Congreso de la Sociedad Filosófica del Uruguay, a realizarse en la ciudad de Montevideo, Uruguay, entre los días 13 y 16 de agosto de 2014. El propósito del evento es la presentación y discusión de productos de investigación en filosofía y disciplinas afines, tanto a nivel regional como internacional. Además de las contribuciones en formato de ponencia, se contará con la participación de conferencistas de trayectoria en diversas áreas temáticas, además de la realización de workshops temáticos y presentaciones de libros. Manteniendo el espíritu de la edición anterior, el congreso apunta a recibir contribuciones de todas las áreas y corrientes de la filosofía, que mantengan la claridad conceptual y expresiva, y el rigor intelectual. Con esa sola finalidad se incluyen en la presente convocatoria las áreas temáticas para el envío de resúmenes, sin perjuicio de que puedan ser aceptadas propuestas de ponencias cuya temática no se ajuste a ninguna de las áreas establecidas.

Comité Académico

Samuel Cabanchick (Universidad de Buenos Aires, Argentina) Carlos E. Caorsi (Universidad de la República, Uruguay) Oswaldo Chateaubriand (PontifíciaUniversidad Católica de Rio de Janeiro, Brasil) Eduardo Fermandois (Pontificia Universidad Católica de Chile) Pablo Lorenzano (Universidad Nacional de Quilmes, Argentina) Carlos Moya (Universidad de Valencia, España) Ricardo Navia (Universidad de la República, Uruguay) Pablo Quintanilla (Pontificia Universidad Católica, Perú) Joào Carlos Salles (Universidad Federal de Bahía, Brasil)

 

Comité organizador

Marta Bayarres

Carlos E. Caorsi

Graciela Gioscia

Pablo Melogno

Ronald Teliz

Ponencias

Para la presentación de ponencias al Congreso se deberá enviar un resumen con extensión de 250 palabras, a la casilla sfu@sfu.org.uy

El resumen deberá acompañarse del título de la ponencia, el número y nombre del área temática en la que se incluye, el nombre del autor, correo electrónico e institución a la que pertenece. Se aceptarán hasta dos ponencias por autor, con la condición de que al menos una de ellas sea en coautoría, y hasta tres autores por ponencia.

Los resúmenes serán evaluados por el Comité Académico y por árbitros designados por la SFU, que se reservan el derecho a rechazar los resúmenes o incluirlos en un área temática diferente a la propuesta por el autor. No se prevé el envío de informes a los resúmenes que no sean aceptados.

La fecha límite para el envío de resúmenes es el 13 de mayo de 2014.

Los autores cuyos resúmenes sean aceptados tendrán hasta el 13 de julio de 2014 para enviar el texto completo de las ponencias, que deberá tener una extensión de entre 5.000 y 6.000 palabras, a efectos de ser publicado en las Actas del Congreso. Las pautas formales para el envío de ponencias serán difundidas en próximos comunicados.

 

Presentaciones de libros

Para la presentación de libros en el Congreso se deberá enviar una propuesta especificando título del libro, autor/es, área temática y datos editoriales completos, a la casilla sfu@sfu.org.uy La fecha límite para el envío de propuestas de presentación de libros es el 13 de mayo de 2014.

Áreas temáticas:

1. Ética

2. Filosofía política

3. Lógica y filosofía de la lógica

4. Historia y filosofía de las ciencias 5. Filosofía del lenguaje 6. Filosofía de la mente 7. Filosofía antigua 8. Filosofía medieval 9. Filosofía moderna 10. Filosofía contemporánea 11. Historia de las ideas 12. Teoría del conocimiento y metafísica 13. Filosofía latinoamericana 14. Pensamiento uruguayo 15. Filosofía de la educación 16. Filosofía del derecho 17. Estética y filosofía del arte 18. Antropología filosófica 19. Enseñanza de la filosofía

Fechas importantes:

Límite de recepción de resúmenes y presentaciones de libros: 13 de mayo de 2014.

Respuesta sobre aceptación de resúmenes: 13 de junio de 2014.

Límite para envío de texto completo de ponencias: 13 de julio de 2014.

 

Consultas: sfu@sfu.org.uy

Alojamiento

Hoteles cercanos al evento, con tarifas especiales para el Congreso Hotel Embajador (****) Desayuno Continental Habitación simple: 15602 Habitación doble: 2090 Calle San José 1212-14 Tel. 2902 00 09

Reservas: reservas@hotelembajador.com (con Manuela, mencionar Congreso de SFU) Hotel Europa (***) Desayuno Continental Calle Colonia 1341 Tel. 2902 00 45

Reservas: Europa@adinet.com.uy

26th Baltic Conference in History of Science
Subject: CFP: Science as Profession

Dear members of the general Assembly of the  IUHPST/DHST,

Please excuse me for using this address-list to distribute the Call for Papers to the 26th Baltic Conference in History of Science, with the theme ?Science as Profession?, to be held in Helsinki, Finland, on the 21st to 22nd August 2014. Please feel free to forward this CFP to any mailing lists you think might be relevant in your country or professional field. On behalf of the organizing committee I warmly welcome you to this conference!

Best regards,

MaijaKallinen

Department of History /
History of Science and Ideas
P.O. Box 1000
90014 University of Oulu
Finland
+358-50-3503578 (office mobile)

http://www.hssonline.org/profession/meetings/detail.lasso?-Search=Action&-Table=Events+web&-Database=hssguides&-KeyValue=8343

 

Congresso conjunto

Sociedade Latino-americana de Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia (ESOCITE)
e
Society for Social Studies of Science (4S)

20 a 23 de Agosto de 2014 | Buenos Aires, Argentina
Hotel Intercontinental
Chamada Aberta

3 de março de 2014: Data limite para o envio de trabalhos individuais, filmes/vídeos e propostas de sessões

O Congresso conjunto ESOCITE/4S 2014 terá lugar em Buenos Aires, Argentina. O tema geral é “Ciência em Contexto(s): Sul(s) e Norte(s)”, que oferece a oportunidade para acadêmicos CTS encontrarem com colegas (e tradições de pesquisa) de outras partes do mundo, dando lugar adiálogos e intercâmbios.

Resumos individuais e propostas de painéis devem enfatizar de que forma farão contribuições originais e pertinentes às questões relevantes dos Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia (ESCT). O congresso conjunto espera receber propostas de trabalhos, sessões e eventos que sejam contribuições oportunas e inovadoras na sua forma de exposição, organização, variedade temática e tipo de público, e que forneçam novos recursos para a comunidade CTS para explorar essas novas relações e temas.

Além de trabalhos de pesquisa tradicionais, o Congresso conjunto aceitará especialmente propostas de sessões e apresentações que utilizem formas inovadoras de apresentação. Este ano pretendemos ter reuniões especiais com apresentações na forma de filmes ou vídeos. Os vídeos e filmes devem ser relacionados ao campo CTS e, neste momento, será suficiente uma breve descrição do filme ou vídeo (até 250 palavras).

Devido ao crescente número de propostas e o compromisso com uma ampla inclusão , cada participante estará limitado a apenas uma apresentação oral, filme ou vídeo e alguma outra atividade (como responsável de uma mesa ou debatedor ) até um máximo de duas atividades. 

Os resumos individuais devem ter até e 250 palavras e devem incluir os principais argumentos, a metodologia e sua contribuição para a literatura CTS. O título das apresentações não deve exceder as 10 palavras. Por favor, liste cinco palavras-chave que posibilitm aos organizadores agrupar os trabalhos individuais em sessões.

Você pode optar por enviar o seu resumo para um painel aberto, ou deixar a escolha do painel aos organizadores. A chamada para os painéis abertos foi publicada em 3 de novembro e recebeu uma resposta entusiástica das comunidades ESOCITE e 4S (cerca de 100 painéis foram aceitos). Para ver a descrição completa, visite o site http://www.4sonline.org/open_sessions.

As propostas para sessões também devem ter um resumo de no máximo 250 palavras. Cada proposta deve conter também uma justificativa, incluindo uma breve discussão sobre a sua contribuição para o campo CTS. As sessões devem ser propostas para blocos de duas horas. Uma sessão típica contará com seis apresentações ou cinco trabalhos e um comentarista. As sessões devem conter um mínimo de três trabalhos, que devem cumprir com os critérios gerais dos resumos. Os organizadores poderão incluir apresentações adicionais nas a sessões propostas para cumprir com a composição típica da sessão. Cada apresentador de sessão deverá ter uma conta de usuário no sistema de envio incluindo nome, filiação e detalhes de contato. Os organizadores da sessão poderão criar contas de usuário em nome dos autores, se necessário.

Processo de Submissão

Submeter resumos de papel / filme e propostas de sessão agora em http://convention2.allacademic.com/one/ssss/4s14/. Por favor, note que o site de submissão usa um banco de dados separado dos sistemas de adesão / inscrição 4S. Todos os apresentadores, inclusive aqueles incluídos nas propostas de sessão, deve ter uma conta de usuário com o sistema de submissão. Submetedores pode criar contas em nome de seus co-autores e participantes da sessão, se necessário. Quem já participou de uma reunião 4S nos últimos seis anos, já deve ter uma conta de usuário. Por favor, evitar a criação de contas duplicadas.

Datas Importantes

18 de dezembro de 2013: Abre a chamada de trabalhos individuais, propostas de sessão e filmes / vídeos.
3 de março de 2014: Fecha o período de submissão de trabalhos individuais, propostas de sessão e filmes / vídeos.
01 de abril de 2014: Notificação de aceitação.
1 abril – 1 maio, 2014: Primeiro período de inscrições
12 de maio de 2014: Publicação do programa preliminar
01 julho de 2014: Todos os apresentadores deverão se registrar para sua inclusão no programa final. Para trabalhos com mais de um autor, pelo menos um dos apresentadores deverá se registrar para serem incluídos no programa final.
21 de julho de 2014: Publicação do programa final.

Informações para contato

Para obter informações sobre o congresso e o programa, por favor, entre em contato com os organizadores Pablo Kreimer e Leandro Medina Rodriguez jointmeeting2014@yahoo.com

Para obter assistência técnica sobre a submissão de propostas e resumos, bem como o processo de registro, por favor, entre em contato com o webmaster de 4S (webmaster@4sonline.org)

Mais informações em Português, Espanhol e Inglês no website do congresso conjunto: http://4sonline.org/meeting

Appel à communications :
Rencontres doctorales internationales
en philosophie des sciences

En vue de favoriser les échanges entre jeunes chercheurs en philosophie des sciences et de participer à la constitution d’un réseau de jeunes chercheurs au niveau international, la Société de philosophie des sciences (http://www.sps-philoscience.org/) organise chaque année des Rencontres doctorales internationales en philosophie des sciences. En 2014, ces rencontres se tiendront à Louvain-la-Neuve (Belgique), à l’Université catholique de Louvain, les jeudi 25 et vendredi 26 septembre 2014.

Des doctorants à partir de la deuxième année de thèse ainsi que de jeunes docteurs ayant soutenu depuis moins de deux ans à la date de soumission y présenteront leurs travaux relevant de la philosophie des sciences, comprise en un sens large (philosophie générale des sciences, philosophie de la logique, philosophie des mathématiques, philosophie de la physique, philosophie de la biologie, philosophie des sciences sociales, théorie de la connaissance scientifique, etc.). Les interventions se feront de préférence en français, bien que les interventions en anglais soient acceptées. Elles dureront 30 minutes, dont 5 minutes seront consacrées à une présentation générale du sujet de thèse, et seront suivies d’une période de questions. Sans faire de concessions sur la qualité de leur travail disciplinaire, les participants seront appelés à mettre en avant des problématiques générales de philosophie des sciences.

Les doctorants et les jeunes docteurs qui souhaitent participer aux Rencontres sont invités à soumettre un résumé long de leur intervention (6000 signes maximum) préparé pour une évaluation anonyme. Ils joindront dans un autre fichier une courte présentation de leur thèse et de la façon dont l’intervention s’y insère (2000 signes maximum) ainsi que les informations suivantes: nom et prénom, sujet de thèse, directeur de thèse, établissement, équipe de recherche (s’il y a lieu), école doctorale, année de première inscription en thèse et pour les jeunes docteurs, date de soutenance de thèse et appartenance actuelle. Les documents peuvent être envoyés sous format .pdf ou .doc.

Les propositions d’intervention doivent être adressées à rdips2014@gmail.com <mailto:rdips2014@gmail.comle 1er avril 2014 au plus tard. Le comité de programme fera part de ses décisions mi-mai 2014 et le nom d’un conférencier invité sera également communiqué. Par ailleurs, le comité d’organisation encourage les étudiants qui n’ont pas l’intention de présenter eux-mêmes à venir assister aux Rencontres qui devraient proposer cette année encore un panorama de la recherche contemporaine en philosophie des sciences à un niveau accessible.

Pour toute question à propos de ces Rencontres, vous pouvez contacter le comité d’organisation à l’adresse suivante: rdips2014@gmail.com.

Comité scientifique :
Nadine de Courtenay (Université Paris Diderot)
Alexandre Guay (Université catholique de Louvain)
Cyrille Imbert (CNRS, Archives Poincaré)
Thierry Martin (Université de Franche-Comté)
Francesca Merlin (CNRS, IHPST)
Comité d’organisation :
Vincent Ardourel (Université Paris-Sorbonne)
Valeriya Chasova (Université catholique de Louvain)
Anna Drożdżewska (UCL, ISP)
Maxence Gaillard (ENS Lyon, CESC)
Maël Pégny

Institut d’histoire de la pensée classique, de l’Humanisme aux Lumières – UMR 5037
ENS de Lyon – site René Descartes
15 Parvis René Descartes
69007 LYON

CONVOCATORIA

IX ENCUENTRO DE FILOSOFÍA E HISTORIA DE LA CIENCIA DEL CONO SUR

XXV JORNADAS DE EPISTEMOLOGÍA E HISTORIA DE LA CIENCIA

Córdoba, 15 al 19 de septiembre de 2014

Hotel UTHGRA de los Cocos-Córdoba, Argentina

La Asociación de Filosofía e Historia de la Ciencia del Cono Sur y las Jornadas de Epistemología e Historia de la Ciencia invitan a los investigadores de filosofía e historia de la ciencia del Cono Sur y también de otros países, para la presentación de trabajos e intercambio de ideas.

El Encuentro se llevará a cabo entre los días 15 y 19 de septiembre de 2014, en el Hotel UTHGRA de los Cocos- provincia de Córdoba, Argentina

PRESENTACIÓN Y SELECCIÓN DE TRABAJOS

Serán bienvenidos todos los trabajos que se enfoquen en filosofía de las ciencias en general, epistemología, lógica e historia de las ciencias. Asimismo, los trabajos que analicen las relaciones entre filosofía e historia de las ciencias, enseñanza de las ciencias con perspectiva filosófica e histórica y las relaciones entre ciencia y cultura.

La presentación de trabajos para su evaluación vence el día 15 de abril de 2014. Se debe enviar un resumen de 100 palabras y uno ampliado de 600 palabras excluida la bibliografía (1500 palabras para estudiantes de grado). En una próxima circular se enviarán las instrucciones para la presentación de los mismos.

El tiempo de exposición será de 40 minutos (25 de exposición y 15 de debate). En el caso de las mesas redondas, constarán de tres participantes y deberán ser propuestas por un investigador, el tiempo para éstas será de 120 minutos en total (25 minutos de exposición por participante y 45 minutos de debate).

La evaluación de los trabajos será realizada por el Comité Científico conforme a las especialidades de sus integrantes, y la revisión será hecha en total anonimato del autor (blindreview).

 

COSTOS DE INSCRIPCIÓN

El pago de la inscripción se hará directamente en el lugar del IX Encuentro, a partir del día lunes 15 de septiembre de 2014.

 STATUS SOCIO NO SOCIO
Profesores/Investigadores $400 – 45 dólares $600 – 70 dólares
Estudiantes expositores $150 – 20 dólares $300 – 35 dólares
Estudiantes asistentes $85 – 10 dólares $170 –  20 dólares
Público asistente $130 – 15 dólares $170 – 20 dólares

 

*Los valores están expresados en pesos argentinos y dólares estadounidenses.

COMISIÓN ORGANIZADORA

Prof. José Ahumada (Argentina), Prof. Santiago Ginnobili (Argentina), Prof. Pio García (Argentina), Prof. Marisa Velasco (Argentina), Luis Salvático (Argentina) y Prof. Jorge Paruelo (Argentina)

COMISIÓN CIENTÍFICA

Wilfredo Quezada Pulido (Chile), José Ahumada (Argentina), José Tomás Alvarado (Chile), Carlos Verdugo (Chile), Jorge Paruelo (Argentina), Paulo Abrantes (Brasil), Gustavo Caponi (Argentina), Santiago Ginnobili (Argentina), Cibelle Celestino Silva (Brasil), Pablo Lorenzano (Argentina), Luis Salvático (Argentina), Décio Krause (Brasil),  Olimpia Lombardi (Argentina), Osvaldo Pessoa Jr. (Brasil), Sílvio Seno Chibeni (Brasil), María Laura Martínez (Uruguay), Víctor Rodríguez (Argentina), Marisa Velasco (Argentina), Pio García (Argentina)

CONTACTO VIII ENCUENTRO – XXV JORNADAS DE EPISTEMOLOGIA E HISTORIA DE LA CIENCIA

Gonzalo Navarro

Secretaria Ejecutiva AFHIC-Argentina

e-mail: secretaria.ejecutiva.afhic@gmail.com

Visite también nuestra página:www.afhic.com

 

XI INTERNATIONAL ONTOLOGY CONGRESS

 

Inscripción

Registration deadline

Registration of comunications deadline June 15 2014. Proposals are reviewed within two months of submission. The papers will be presented in San Sebastian between the 1st and 4th of October. If you need a registration certificate or the confirmation of the acceptance of your proposal  in order to obtain a visa, institutional help, etc., do please register before May 2014. Otherwise, it might be difficult to process it on time. Proposals are reviewed within two weeks of submission.

Registration Fees

General Public: 80 euros // Graduate Students: 50 euros

The paper will be included in the program, once the payment of the registration fees is confirmed. Due to organization motives, we kindly ask to make it as soon as possible and before June 15.

Selection Criteria

The utmost priority of the International Ontology Congress and its publication, the Ontology Studies Journal, is the fidelity to the original project of rethinking the great questions of fundamental philosophy, using the tools provided by contemporary thought to that end. For that reason, we will value clarity in the presentation of the problem in the first place. Erudition will be valued just as long as it is instrumental to that goal. Consequently, the evaluation committee of the 10th Congress will take into acount a clear link with the congress subject in its different aspects besides from the general scientific and philosophical quality of the paper. Click hereto continue to the registration form.

 

 

 

Já estão abertas as inscrições de simpósios temáticos para o 14º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia

O evento será realizado na cidade de Belo Horizonte, no Campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, entre os dias 08 e 11 de outubro de 2014. Promovido desde 1986 pela SBHC, este é o mais importante encontro nacional da área, congregando pesquisadores de diversos países e especialidades. Entre as atividades previstas estão Conferências, Mesas-Redondas, Simpósios Temáticos, Mini-Cursos, Painéis de Iniciação Científica, lançamento de livros e eventos culturais.

As inscrições de simpósios temáticos estarão abertas até 14 de fevereiro de 2014 e as propostas deverão ser feitas por até dois coordenadores vinculados a instituições diferentes. Os proponentes deverão estar em dia com a anuidade de 2013.

Outras informações e instruções para as inscrições podem ser encontradas em http://www.14snhct.sbhc.org.br/

XVI ENCONTRO NACIONAL DA ANPOF

O XVI Encontro Nacional será realizado nos dias 27 a 31 de outubro de 2014, em Campos do Jordão, cidade turística do Estado de São Paulo, situada na Serra da Mantiqueira, a pouco mais de 1 hora do Aeroporto Internacional de Guarulhos.

As atividades do Encontro vão se concentrar na região do Capivari, no centro turístico da cidade, e nossa expectativa é que a qualidade de sua infra-estrutura possibilite um ambiente agradável para nosso trabalho e para nosso convívio durante o Encontro.

A estrutura hoteleira da cidade está sendo preparada, assim como a estrutura de apoio ao transporte e à alimentação, e disponibilizaremos informações detalhadas sobre isto em breve.

Os Encontros Nacionais da ANPOF se consolidaram como o principal evento da agenda de pesquisa em filosofia no país e se apresenta hoje como um dos três maiores eventos do gênero no mundo. A estrutura que está sendo montada deve comportar a apresentação de mais de 2300 trabalhos, com algo próximo de 40 atividades simultâneas durante toda a semana. Um exemplo da adesão da comunidade às nossas atividades é a presença de quase 80% dos docentes de pós-graduação em filosofia no XV Encontro, em 2012. O grande desafio para o qual temos nos preparado é garantir a qualidade de um evento desta dimensão e possibilitar que ele desempenhe plenamente seu papel de fórum de integração e debate da pesquisa em filosofia, e também de debate sobre a pós-graduação e pesquisa.

Novidades

Há diversas novidades na forma de organização do Encontro, resultado de um extenso debate realizado ao longo de 2013 por meio de 2 Reuniões de Diretoria, 12 Reuniões Regionais com Coordenadores de PPG, Coordenadores de GTs e Editores de Revistas, e, por fim, da Assembleia Geral, realizada nos dias 19 e 20 de novembro em Brasília. Os detalhes destas deliberações estarão disponíveis no site da ANPOF ainda em fevereiro. Dentre as novidades para o XVI Encontro podemos ressaltar:

– Redefinição do tempo de atividades de cada GT no Encontro Nacional, que passa a ser proporcional ao número de trabalhos aprovados, garantindo-se que não ocorram recusas de trabalho por falta de tempo para que fosse apresentado;

– Definição de um tempo mínimo para as apresentações, de maneira a garantir a qualidade do debate acadêmico (o tempo de apresentação é sujeito a ajustes pelo GT, mas o modelo geral é, por exemplo, de 45 a 50 minutos para Doutores);

– Estímulo à participação de estudantes provenientes dos PPGs mais distantes do local do evento, com redução significativa do valor da inscrição (publicaremos em breve uma lista com os PPGs cujos alunos poderão solicitar a redução do valor da inscrição, elaborada a partir do cálculo de custos de viagem);

– Possibilidade de inscrição de participação sem apresentação de trabalho;

– Chamada internacional de inscrição de trabalhos, com especial ênfase para os países da América Latina;

– Realização do II Encontro Nacional de Professores de Filosofia do Ensino Médio paralelamente ao XVI Encontro.

Submissão de Trabalhos

A submissão de trabalhos deverá ser feita por meio do novo site da ANPOF, no período de 17 de fevereiro a 28 de abril de 2014. Deverá ser apresentado um resumo de 1000 a 2000 caracteres (com espaço) que, caso o trabalho seja aprovado, será publicado juntamente com a Programação do Evento.

O pesquisador escolhe, no momento da inscrição, a qual GT ou PPG prefere encaminhar sua proposta. Os trabalhos submetidos serão apreciados pelos comitês científicos dos GTs e PPGs e a lista de trabalhos aprovados será publicada em 02 de junho de 2014.

Pagamento da Inscrição

As inscrições passarão a ser pagas por meio de boleto bancário, no caso de residentes no Brasil, e cartão de crédito, no caso de residentes no exterior. Os valores e datas de pagamento serão divulgados no site da ANPOF a partir do início das inscrições.

 

Publicação

Será facultado àqueles que tiverem o trabalho aprovado o envio do texto completo para publicação em livro eletrônico pela ANPOF, com distribuição prevista para o primeiro semestre de 2015.

Call for Papers: 2014 History of Science Society Meeting

The History of Science Society is now accepting proposals for organized sessions, contributed papers, and posters for the 2014 HSS Annual Meeting, to be held 6-9 November 2014 in Chicago, Illinois. The deadline for submissions is 
8 April 2014
.

You can read the entire call for papers here, and the guidelines for evaluating proposals here. We have also set up a wiki page to assist scholars in finding others with similar interests to organize sessions. That page can be found here.

If you have any questions, please contact the Executive Office of the History of Science Society at info@hssonline.org.

 

 

 

 

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