Frederico furioso: saúde & doença em Nietzsche

nie

Partindo da discussão mais recente sobre as hipóteses diagnósticas referentes à enfermidade que levou a que Nietzsche, aos 44 anos, interrompesse sua escrita filosófica, este simpósio busca rever o entendimento tanto de sua própria doença quanto da questão saúde-doença em sua obra. Tentamos reunir contribuições relacionadas com a saúde e adoença na vida, obra e crepúsculo de Nietzsche. Trata-se de um evento interdisciplinar que reúne pesquisadores e instituições distintas do Rio de Janeiro (integrantes do GT Nietzsche-Anpof, GT Schöpenhauer e grupos de pesquisa: Filosofia POP, Nietzsche-Gambiarra, etc.).

As apresentações percorrem 3 aspectos principais que correspondem às mesas-redondas. Inicialmente, empreende-se uma revisão do debate sobre o diagnóstico da enfermidade que acometeu Nietzsche. Da sífilis terciária (ou paralisia geral progressiva) até a rediscussão diagnóstica que postula um tumor cerebral (meningioma retro-orbital), em especial nos trabalhos de Sax e de Owen; uma mitocondriopatia (MELAS); demência fronto-temporal (Doença de Pick); ou uma leucodistrofia como CADASIL – desdobra-se um repertório de hipóteses recentemente publicadas em periódicos tão díspares quanto Nietzsche Studien (34\2013) e Neurosurgery (61\2007). Neste nexo, na segunda mesa, cabe colocar em questão a patografia e a experiência de adoecimento; – incluindo suas ressonâncias fenomenológicas e existenciais. A loucura de Nietzsche foi progressivamente incluída em sua obra. Coube especialmente ao século XX disputar sobre o paralelismo psicofísico e as relações entre biografia, história e experiência-limite. A psicanálise seria mais uma versão deste esforço de articulação entre biografia e trama conceitual. Nosso filósofo valetudinário encontra-se exatamente nesta encruzilhada. Na terceira mesa, serão discutidos aspectos da filosofia de Nietzsche que se articulam especialmente com as noções de saúde e doença em seu pensamento mais tardio. A figura do médico da Cultura, assim como o diagnóstico do niilismo, emergem junto à grande Saúde, ao valor do sofrimento e ao estatuto da dor para a reflexão filosófica.

O evento aberto e gratuito. Há limite de lugares e a inscrição prévia é recomendada.

05.05.2015

Local:

Instituto de Medicina Social, Anfiteatro

Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Maracanã

13h

Abertura

Mesa 1:Diagnósticos atuais da enfermidade

Charles André (UFRJ)

André Rangel Rios (UERJ-IMS)

Rossano Cabral (UERJ-IMS)

14.30h

Mesa 2: Saúde, doença e patografia

José Nicolau Julião (UFRRJ)

Rogério Henriques (UFS–NPPS)

Carlos Estellita-Lins (FIOCRUZ-ICICT)

Luciano Monteiro (FIOCRUZ-COC)

16h

Mesa 3: Cultura, sofrimento e dor

Charles Feitosa (UNIRIO)

Arlinda Moreno (FIOCRUZ-ENSP)

José Thomaz Brum (PUC–RJ)

Rosa Maria Dias (UERJ-PPGFIL)

17.30h

Filmografia com Nietzsche:

Bressane, Syberberg, gambáfugiu

Rouch, Faustón, Porta dos Fundos

Anúncios

Sobre estudosdects

Oficializado junto ao CNPq em 2010, este grupo existe informalmente desde 2004, ano em que o prof. dr. Antonio Augusto Passos Videira começou a ministrar disciplinas no Programa de Pós-Graduação em Filosofia especificamente voltadas para os problemas, temas e autores dos chamados Science Studies. O objetivo, ao ministrar tais disciplinas, era apresentar aos alunos do PPGFil uma nova perspectiva para a análise da ciência que abarcasse outros eixos teóricos que não apenas aqueles tradicionalmente empregados pela Filosofia. Esses outros eixos temáticos incluem a História e a Sociologia das Ciências. No entanto, e diferentemente do que se pode esperar da perspectiva dos Science Studies, o grupo em torno do prof. Antonio Augusto Videira considera relevante analisar a ciência a partir das suas implicações e/ou pressupostos ontológicos e metafísicos. Desse modo, ocorre também uma ampliação no recurso que se faz da Filosofia, uma vez que esta última não se resume à Filosofia da Ciência. Em outras palavras, a ciência é mais do que apenas um tipo específico de conhecimento sobre a natureza.
Esse post foi publicado em Divulgação de eventos. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s