Biblioteca Fazendo História promove debate sobre Anarquismo

A Revista de História da Biblioteca Nacional promove debate sobre Anarquismo na terça, dia 20, às 14h, no auditório Machado de Assis da Biblioteca Nacional. Catraca Livre.

 Biblioteca Fazendo História promove debate sobre Anarquismo

O tema de capa da edição de agosto da Revista de História da Biblioteca Nacional será o assunto do debate promovido pelo projeto Biblioteca Fazendo História deste mês: Anarquismo. Terça-feira, dia 20, às 16h, no auditório Machado de Assis da Biblioteca Nacional, o pesquisador da Revista Marcelo Scarrone mediará o bate-papo entre o historiador e professor da UFF Carlos Addor, o historiador e professor do Colégio Pedro II Alexandre Samis e o público.

No calor das manifestações que ainda acontecem pelas ruas das principais capitais do país, o tema deste debate não poderia ser mais apropriado. Os participantes colocarão em pauta alguns dos assuntos abordados no dossiê publicado pela revista, como as origens do anarquismo, a atuação de anarquistas no Brasil e no mundo, e a influência de ícones anarquistas nas recentes manifestações no Brasil.

Autor do texto de apresentação da revista, Scarrone volta ao início do século XX para lembrar que não é só de hoje que multidões invadem ruas e praças das cidades brasileiras como formade protesto contra injustiças e abusos da vida coletiva e contra privilégios e maus costumes da classe política nacional. “Nos comitês organizadores daqueles protestos, muitos anarquistas”, destaca.

Quem não puder ir até o auditório da Biblioteca Nacional terá a possibilidade de acompanharo debate ao vivo pelo Twitter da revista,http://twitter.com.br/rhbn, e a transmissão simultânea pelo Instituto Embratel, www.institutoembratel.org.br.

Após o evento serão distribuídos certificados de participação que poderão ser utilizados pelos alunos como horas de atividades complementares em suas universidades. Além disso, será sorteada uma assinatura anual da revista.

Serviço:

Biblioteca Fazendo História

Tema do debate: Anarquismo

Data: Dia 20 de agosto, terça-feira.

Hora: 16h

Local: Auditório Machado de Assis da Biblioteca Nacional

Endereço: Rua México, s/nº

Preço: Entrada franca

 

Anúncios

Sobre estudosdects

Oficializado junto ao CNPq em 2010, este grupo existe informalmente desde 2004, ano em que o prof. dr. Antonio Augusto Passos Videira começou a ministrar disciplinas no Programa de Pós-Graduação em Filosofia especificamente voltadas para os problemas, temas e autores dos chamados Science Studies. O objetivo, ao ministrar tais disciplinas, era apresentar aos alunos do PPGFil uma nova perspectiva para a análise da ciência que abarcasse outros eixos teóricos que não apenas aqueles tradicionalmente empregados pela Filosofia. Esses outros eixos temáticos incluem a História e a Sociologia das Ciências. No entanto, e diferentemente do que se pode esperar da perspectiva dos Science Studies, o grupo em torno do prof. Antonio Augusto Videira considera relevante analisar a ciência a partir das suas implicações e/ou pressupostos ontológicos e metafísicos. Desse modo, ocorre também uma ampliação no recurso que se faz da Filosofia, uma vez que esta última não se resume à Filosofia da Ciência. Em outras palavras, a ciência é mais do que apenas um tipo específico de conhecimento sobre a natureza.
Esse post foi publicado em Divulgação de eventos e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s