Podcasts com entrevistas de cientistas e estudiosos da ciência – episódio 1: Shapin e Schaffer

Belo achado de Cristina de Amorim Machado. A CBC Radio, do Canadá, mantém um website chamado Ideas, administrado por Paul Kennedy. E nele existe essa página com preciosas entrevistas em áudio de cientistas, filósofos, historiadores e sociólogos da ciência: How To Think About Science. Vamos divulgar as entrevistas, uma a uma, para que todas tenham o merecido destaque.

A de hoje é de Steven Shapin e Simon Schaffer. Eles são historiadores e sociólogos da ciência que, em 1985, publicaram o influente livro Leviathan and the air pump: Hobbes, Boyle and the experimental life, que teve como objetivo “compreender a natureza e o status das práticas experimentais e de seus produtos intelectuais”. Onze anos depois, Shapin lançou seu marcante livro A revolução científica, publicado no Brasil em 1999.

Vamos à entrevista.

Anúncios

Sobre estudosdects

Oficializado junto ao CNPq em 2010, este grupo existe informalmente desde 2004, ano em que o prof. dr. Antonio Augusto Passos Videira começou a ministrar disciplinas no Programa de Pós-Graduação em Filosofia especificamente voltadas para os problemas, temas e autores dos chamados Science Studies. O objetivo, ao ministrar tais disciplinas, era apresentar aos alunos do PPGFil uma nova perspectiva para a análise da ciência que abarcasse outros eixos teóricos que não apenas aqueles tradicionalmente empregados pela Filosofia. Esses outros eixos temáticos incluem a História e a Sociologia das Ciências. No entanto, e diferentemente do que se pode esperar da perspectiva dos Science Studies, o grupo em torno do prof. Antonio Augusto Videira considera relevante analisar a ciência a partir das suas implicações e/ou pressupostos ontológicos e metafísicos. Desse modo, ocorre também uma ampliação no recurso que se faz da Filosofia, uma vez que esta última não se resume à Filosofia da Ciência. Em outras palavras, a ciência é mais do que apenas um tipo específico de conhecimento sobre a natureza.
Esse post foi publicado em Multimídia e marcado , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Podcasts com entrevistas de cientistas e estudiosos da ciência – episódio 1: Shapin e Schaffer

  1. A viajante disse:

    Só complementando: quem achou a pérola foi a professora Francine Oliveira, que participa do nosso GP de Science Studies da UEM. Ela também achou uma transcrição da entrevista do Hacking dessa mesma série de podcasts. Segue a referência:

    HACKING, Ian. IDEAS. How to think about Science – Entrevista com o autor. Revista Psicologia e Sociedade, 2009, v. 21, n. 3.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s